Análises,

Quanto custa Investir na Bolsa de Valores usando um Banco?

Quanto custa investir na Bolsa de Valores usando um Banco em Portugal?

Será mesmo que vale a pena investir na Bolsa de Valores usando um Banco em Portugal? Quais são as comissões cobradas? Não decidas, sem antes ler isto.

Se estás a ler este artigo, o mais certo é que estás interessado em começar a comprar ações, ETFs e REITs mas estás inclinado para usar um Banco com serviço de Bolsa ou até mesmo, já és um investidor na Bolsa de Valores, através de uma corretora (como a DEGIRO, XTB, Trading212, Trade Republic, Revolut, etc), mas queres mudar porque o teu portefólio já alcançou um tamanho significativo. Estas são as razões mais comuns porque as pessoas decidem usar o Banco onde têm conta bancária, também para investir. Mas, será que estão a tomar a decisão certa? Em 2025 vale a pena escolher um Banco?

É um dilema que é ainda frequente nos dias de hoje.

Comecei a investir na Bolsa de Valores há mais de 14 anos e no início também passei por este dilema. Não só passei por isso, como também passei por uma corretora de Bolsa que foi à falência, logo posso partilhar contigo a minha experiência, ao contrário da maior parte dos influencers que não têm qualquer experiência e só têm conta em 1 ou 2 corretoras de Bolsa.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Publicidade

Qual é o PREÇO a Pagar por Investir em Ações, ETFs e REITs num Banco em Portugal?

Felizmente, nos dias de hoje existem inúmeras corretoras de Bolsa e isso é bastante positivo. Por causa desta concorrência, o investidor normalsim… tu, tem disponível uma grande oferta de ações, ETFs e REITs e com um preçário acessível, sem mencionar as várias plataformas de negociação e ainda o acesso à informação que nunca foi tão fácil, como atualmente.

Ao longo destes mais de 14 anos a investir na Bolsa de Valores, abri conta em várias corretoras, usei várias estratégias, a corretora onde tinha ações e dinheiro foi à falência, comecei no day trading de ações, entre outros eventos que me ajudaram a obter experiência na Bolsa de Valores.

Se estás interessado em usar um Banco para investir na Bolsa, é importante que conheças o seu preçário, porque vai fazer toda a diferença e no fim do ano, podes estar a pagar uma pequena fortuna em comissões.

Este é o verdadeiro preço de investir na Bolsa de Valores através de um Banco em Portugal 🇵🇹…

Analisei o preçário para investir na Bolsa dos principais bancos em Portugal:

  • ActivoBank
  • BPI
  • NovoBanco
  • Millennium BCP
  • Santander
  • Banco Montepio
  • Caixa Geral de Depósitos
  • Best Bank
  • BIG
  • Banco Carregosa
  • e do Banco Invest.

Depois de perder horas a analisar cada preçário, criei uma tabela, para que não tenhas que perder tempo a verificar qual é o custo de investir na Bolsa de Valores em ações nacionais e dos EUA, mas também em ETFs.

Esta é a tabela (clica para aumentar)…

Em alternativa, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) tem disponível um simulador e a tabela comparativa, para cada um dos intermediários financeiros registados na CMVM, para que os investidores possam tomar uma melhor decisão. É possível aceder ao simulador aqui ou através do Portal do Investidor em investidor.cmvm.pt.

Simulador preçário intermediários financeiros da CMVM

Uma das principais razões porque as pessoas decidem usar um Banco para investir na Bolsa de Valores e comprar ações, ETFs e REITs, é por causa da segurança. Neste caso, a falsa sensação de segurança.

Todas as corretoras são obrigadas a cumprir as mesmas regras e caso acredites (que a corretora que usas) não está, podes fazer queixa na CMVM ou no caso de uma corretora estrangeira, podes também contactar o regulador do país onde está a sede da corretora para informar de possíveis práticas ilegais.

Agora que sabes quais são as comissões cobradas por cada um dos principais Bancos nacionais, poderás tomar a tua decisão.

Bons investimentos!

Deixar comentário